Atendimento Psicológico

O QUE É O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO? 

O atendimento psicológico pode acontecer na forma de orientação psicológica ou psicoterapia.

A orientação psicológica corresponde a uma sessão de 50 minutos com a psicóloga, realizada quinzenalmente, semanalmente ou até duas vezes por semana, e é uma forma de  atendimento psicológico de natureza breve e focal, com no máximo 20 sessões, buscando atingir os objetivos delimitados nas primeiras consultas. Importante frisar que o serviço NÃO se trata de psicoterapia, mas de ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA. Caso seja necessário um atendimento mais aprofundado ou número maior de atendimentos, o cliente será orientado pela psicóloga a continuidade pelo serviço de psicoterapia.

Já a psicoterapia é um método de trabalho que busca amenizar o sofrimento da pessoa por meio de um processo de autoconhecimento, de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal que, quando eficaz, leva o paciente a modificar suas atitudes, a mudar a visão de si mesmo e, principalmente, a se redescobrir como um indivíduo potencialmente criativo a partir do que se é e do que se tem. Assim, ajuda a pessoa a vislumbrar o real motivo que está por trás de suas queixas e conflitos, a perceber o que quer e, principalmente, a se responsabilizar pelas suas escolhas e condutas, muitas vezes, responsáveis pela situação geradora de conflitos. Cada sessão semanal (ou duas vezes por semana, a depender da demanda) dura 50 minutos, realizado sob a abordagem humanista-fenomenológica-existencial. É permitido e legalizado para atender à distância (online), devendo para isso o psicólogo ser devidamente cadastrado e autorizado pelo CFP.

ATENÇÃO: Em caso de surgirem situações relacionadas ao ambiente virtual que comprometam ou inviabilizem a qualidade do serviço psicológico a ser prestado, antes ou mesmo durante o processo de atendimento, a psicóloga também indicará e orientará o cliente a procurar um atendimento presencial.

MAS ONLINE?

O Atendimento Psicológico ONLINE é um serviço recente na Psicologia brasileira, realizado por um psicólogo cadastrado e autorizado pelo CFP, por meios tecnológicos de comunicação a distância.

O Atendimento  Psicológico online é legalizado pelo Conselho Federal de Psicologia, que através da sua Resolução CFP 011/2018, regulamentou os serviços psicológicos mediados por computador.

PÚBLICO-ALVO

Crianças*, adolescentes* e  adultos que necessitam de um apoio psicológico através de um serviço de ORIENTAÇÃO (de forma pontual, objetiva e focada em uma questão específica) ou de PSICOTERAPIA (caráter prolongado, mais voltado para um processo de amenização do sofrimento através da descoberta de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal).

Exemplos: problemas em relacionamentos, conflitos, estresse, depressão, transtornos de ansiedade, insegurança, luto, medo, fobias, etc. E também em situações específicas da vida que necessitam de um apoio momentâneo (exemplo: novo emprego, entrevistas, gestantes, etc).

*No caso de crianças e adolescentes, faz-se necessária a autorização expressa de pelo menos um dos responsáveis.

COMO FUNCIONA?

Os atendimentos são realizadas exclusivamente através de videoconferência pelo WHATSAPP, GOOGLE MEETS, SKYPE ou FACETIME.  As marcações de sessões poderão ser combinadas via whatsapp (31-98609-1775).

O valor da sessão é de R$110,00 (cento e dez reais) e o pagamento poderá ser feito via PagSeguro (link a ser enviado para o cliente) ou depósito/transferência bancária.

O pagamento deverá ocorrer antecipadamente ou em um máximo de 24 horas após a sessão. As sessões devem ser marcadas com um mínimo de 48 horas de antecedência. Caso deseje desmarcar, favor comunicar com 24 horas de antecipação para que o horário seja oferecido a outro cliente que necessitar. Caso aconteça uma falha na comunicação, incidentes, faltas ou atrasos, ambas as partes entrarão em um acordo quanto aos possíveis acordos, custos e responsabilidades.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O atendimento, além de sigiloso, é realizado em ambiente silencioso. Pensando também em reduzir a vulnerabilidade  e em evitar que informações sejam utilizadas indevidamente, o computador utilizado para atendimento é equipado com antivírus e firewall.

Tudo que o cliente precisará é de um computador com uma boa velocidade de internet – equipado com câmera, microfone e fone de ouvido – e um espaço tranquilo para conversar com a psicóloga.

É importante destacar que, apesar da psicóloga responsável garantir o sigilo de todas as informações transitadas nas conversas, é do conhecimento do usuário que as trocas de informações feitas através da internet NÃO são consideradas totalmente seguras, ou seja, há riscos envolvidos e não se pode ter expectativa de segurança total ao utilizar serviços através na Internet devido a sua vulnerabilidade em relação a invasão de websites e outros atos ilícitos.

A psicóloga protegerá as informações dos clientes, seguindo o Código de Ética profissional, entretanto é do conhecimento do usuário que as informações por ele prestadas são de seu próprio risco, por isto os cilentes deverão tomar todo o cuidado com equipamentos tecnológicos que deverão ser monitorados pelos mesmos.

É aconselhável ao cliente, a fim de contribuir com o sigilo e a segurança do atendimento:

– não usar computadores públicos ou consulta em locais públicos (faculdade, cyber-cafés, trabalho, entre outros);

– não realizar consultas na presença de outras pessoas;

– utilizar computadores de sua propriedade;

– apagar os históricos de conversas;

– não acessar outros sites durante o atendimento;

– utilizar sempre programas de ANTIVÍRUS no computador e nos instrumentos online que estiverem usando no momento da consulta, assim como firewall de confiança.


Agradeço a atenção e confiança. Qualquer outra dúvida, pode entrar em contato!

Myriam Leticia.